Postura correta na hora de estudar

Muitos estudantes esquecem de corrigir a postura na hora de estudar, eles buscam um local confortável, onde possam iniciar os estudos, porém, os locais escolhidos não são os indicados para que o aprendizado renda. É comum encontrar estudantes que buscam locais como sofá ou a cama para estudar, a princípio isso parece confortável, mas não é assim, quem insiste em estudar em um ambiente que não é propicio pode prejudicar o aprendizado e causar danos sérios a coluna e ao restante do corpo.

Por mais que a vontade de estudar seja boa, é preciso mais, nesse caso o aluno tem que aprender a estudar em um lugar propício para não afetar a coluna. Alguns ajustes na hora de estudar podem melhorar a performance, por isso o Métodos de estudos separou dicas para auxiliar o aluno na criação hábitos construtivos na hora do aprendizado.  Confira:

 

Busque cadeira e mesa apropriada

Quem deseja ficar um bom período praticamente na mesma posição tem deve buscar locais que sejam confortáveis, procure sentar-se em uma cadeira com um encosto onde toda a extensão da coluna de encaixe perfeitamente na cadeira e os pés fiquem apoiados firmemente no chão.

Os cotovelos devem ficar na altura da mesa e o aluno não deve adquirir o hábito de ficar muito tempo debruçado sobre os livros, para aliviar essa carga busque um apoio para os livros se erguerem num ângulo de 45º, assim o aluno não força a visão nem a coluna para ler as matérias.

Alongar-se

Ficar longo período na mesma posição sem um descanso pode ocasionar um desgaste físico maior, assim o aprendizado é totalmente comprometido. Por isso busque se alongar a cada 30 ou 40 minutos. Não pense que isso é desperdício de tempo ou que vai tirar a sua concentração. Assim que o alugo voltar a estudar vai perceber a musculatura mais relaxa é preparada para mais um período de estudos.

Alongar-se fora do ambiente também é um procedimento válido, ponto positivo para quem pratica algum exercício físico ou tem uma rotina de atividades físicas regulares. O corpo fica melhor preparado para suportar longos períodos de estudos, então até o que você faz fora do ambiente de estudo pode influenciar dentro dele. Alimente-se bem, tenha sempre uma garrafa de água a disposição na mesa, essas sugestões podem fazer seus estudos render mais.

Você pode alongar-se sentado, alongamentos para o braço, coluna e pescoço podem ser feitos quando você está na cadeira, só não esqueça que a coluna deve estar ereta para não prejudicaras extensões.

Se policie

Ninguém adquire hábitos saudáveis da noite para o dia, é preciso passar por um processo de adaptação.  Nessa fase é necessário criar o hábito de se vigiar para que você não fique um longo período sentado inadequadamente, veja o que é possível fazer para efetivar esse habito:

  • Anote em um post-it ou em um lugar visível lembretes para se alongar periodicamente. Assim sempre que passar os olhos por ali vai lembrar que é necessário se alongar.
  • Apoie os braços na mesa, mas não apoie a cabeça sobre as mãos. Esse é um erro comum, sabe aquele jeito “Chico Xavier” de estudar, então, ele compromete o seu corpo e gera um desconforto muito grande.
  • Prepare um canto de estudos onde tudo esteja sempre em ordem, isso vai ser o principal motivo para seu aprendizado render.

Postura correta na hora de estudar

 

Sugestões: Buscar o auxílio de um médico especialista em ortopedia pode prevenir doenças geradas pelo estresse e má postura de quem passa muito tempo estudando. Hoje há atividades físicas ligadas diretamente com quem saúde e o esporte. É o caso da medicina esportiva, quem procura um tratamento para recuperação ou prevenção de problemas ortopédicos pode encontrar clinicas de medicina esportivas preparadas para atender os diversos públicos, não é somente para atletas. A Cotesporte por exemplo, conta um especialista que podem auxiliar em todo o processo é recuperação de alguém que tenha dores na coluna e no corpo. Lembre-se que a prevenção é o melhor jeito de encarar qualquer problema de saúde.

 

Sê o primeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *