Independente da idade, cursar uma faculdade é uma realização

Um diploma de graduação superior aumenta as chances de turbinar a carreira ou até mesmo para realizar um sonho. Mas não são todas as pessoas que têm acesso a uma universidade, muita gente não tem condições financeiras, tempo ou são pais e abdicaram desse processo.

Nunca é tarde para fazer um curso superior, em dados um em cada três universitários brasileiros tem 30 anos ou mais, segundo o Censo de Educação Superior.  Muitas dúvidas afloram a mente de quem deseja voltar a estudar, por isso é importante saber as vantagens que esse processo oferece para a vida pessoal e profissional.

Existem muitos motivos para voltar a uma sala de aula como crescer profissionalmente, encontrando na faculdade uma qualificação que pode elevar os conhecimentos da área e consequentemente o salário. Existem também pessoas que desejam mudar de profissão e acabam encontrando na faculdade essa alternativa.

Seja por pressão ou por necessidade, muitas pessoas não trabalham com o que gostam e fazer a faculdade dos sonhos é um objetivo, mesmo que seja depois dos 30 anos. E outra necessidade é voltar ao mercado de trabalho, e entrar em uma universidade abre as portas, amplia as redes de contatos, atualiza os conhecimentos e qualifica o profissional.

Existem muitas opções para quem vai fazer uma faculdade após os 30 anos

Muitos futuros acadêmicos têm receio sobre o processo de seleção do vestibular ou ainda não sabe como conciliar os estudos com a rotina apertada. Há outros que tem pressa em se formar, contando o tempo que demorou para esse processo, por isso pesquise sobre os cursos superiores de curto prazo com reconhecimento do Ministério da Educação, são mais de 100 opções em áreas diferentes.

O vestibular pode ser feito de diversas formas, uma opção é fazer a prova do Enem e tentar ingressar em uma universidade pública pelo Sisu ou conseguir uma bolsa pelo ProUni. Mas ainda existem outras opções como o vestibular agendado, o reingresso para aqueles que já tenham um diploma do ensino superior ou a matrícula direta que algumas universidades dispõem.

Chega uma fase da vida que muita gente tem uma família para cuidar ou um trabalho em tempo integral e tentar encaixar a faculdade nessa rotina é complicado, mesmo que seja no período noturno. Uma alternativa é cursar as faculdades à distância reconhecidas pelo MEC.

Atualmente existem muitas formas para se formar no ensino superior, é só encontrar o modo mais adequado para o estilo de vida e se realizar, independente da idade que esteja, ou da situação que se encontra. Há lugares para todos dentro de uma sala de aula.

Sê o primeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *