A importância da leitura na infância

Como incentivar seu filho a se habituar a ler desde cedo

O hábito da leitura é muito importante na formação de uma criança, pois ela é capaz de ensinar de uma forma leve e divertida. Ao ler, a criança é capaz de descobrir novos sentimentos, fazer associação das histórias com o mundo real e assim ampliar seus conhecimentos, além de se tornar mais criativa.

Mas esse hábito vem se perdendo ao longo dos anos. Uma pesquisa feita pela Reading is Fundamental, uma empresa norte americana, mostra que os contos já não são mais preferência entre as crianças, o sim assistir televisão e utilizar aparelhos como tablet e videogame. O estudo sobre o hábito de leitura em casa contou com a participação de mil pais, onde apenas 33% afirmaram ler para os filhos antes de dormir.

A leitura também ajuda o psicológico das crianças, como diminuir o sentimento de solidão e ativar as conexões cerebrais que estão ligadas aos hormônios do prazer e relaxamento, como se fosse uma espécie de meditação. Nunca é cedo demais para começar a desenvolver a imaginação da criança, os pais podem contar pequenos contos para os seus filhos desde quando são bebês.

Porém é preciso saber qual história é mais adequada para a idade, é assim também com os livros. Levar a criança a uma livraria e a deixar escolher é uma opção para atrair a atenção para o hábito de ler. Os pais devem sempre estar presentes nesses momentos que envolvem a leitura, pois assim essa rotina se torna mais prazerosa.

A importância de estimular as crianças a ler também está na escola

Os educadores também têm um papel importante na formação de um indivíduo, principalmente quando se trata da educação infantil. Muitas escolas de São Paulo possuem locais específicos para que os alunos possam ler e soltar a imaginação, como bibliotecas, midiatecas e por ai vai. E importante encontrar meios para que o hábito da leitura e escrita se torne interessante para as crianças, pois com o avanço da tecnologia isso fica cada vez mais difícil.

As revistas em quadrinhos são portas de entrada para despertar o interesse pela leitura. Filmes adaptados de livros também são importantes e super didáticos, por exemplo, após assistir a criança poderá sentir motivação para ler a obra e fazer comparações.

Viagens e passeios podem motivar a leitura, a história dos lugares podem instigar a criança a querer saber mais. Por onde for é importante comentar o quanto de curiosidades existem naquele local e dar alternativas de leitura para que busquem mais informações. Caso a criança ainda seja muito nova, mostre ilustrações ou algo mais lúdico.

Outra maneira interessante é realizar atividades baseadas na temática dos livros. Existem muitas revistas ou livros que os conteúdos sugerem algumas tarefas cognitivas. Assim a criança aprende o benefício da leitura e automaticamente a importância do processo de seguir orientações para a realização de uma atividade.

Conheça bem a criança, pois só assim saberá a melhor maneira de a incentivar a ler. Deixe que ela se expresse e assim novas abordagens criativas irão surgir automaticamente, a criança é uma caixinha cheia de aventuras e desejos distintos.

Sê o primeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *