Autodidata: como estudar sem professor

aprenda-a-estudar-por-conta

A situação nem sempre é favorável para quem quer aprender algo novo. Pode faltar tempo, recursos financeiros e muitas outras coisas que inviabilizam a realização de um curso. Em algumas outras situações, a pessoa pode querer complementar ou continuar algum estudo e não ter essa possibilidade.

Mas isso não é motivo para desanimar ou desistir de estudar. É possível aprender estudando mesmo sem um professor: o autodidatismo.

Especialistas afirmam que cada pessoa tem um modo de aprender por conta própria  e a pessoa deve descobrir o que funciona ou não pra ela. Mas se você deseja começar a estudar por conta própria, vamos deixar algumas dicas para começar, confira:

Descubra seu melhor método de aprendizagem 

Você pode aprender escrevendo, pesquisando, fazendo esquemas, lendo, o que for mais efetivo pra você. Não se prenda a métodos prontos, pois, a ideia de estudar sozinha é justamente você descobrir a forma que funciona melhor para seu aprendizado.

Exercite a autoria

Produzir material próprio em cima de estudos e pesquisas é uma forma bacana de exercitar o autoaprendizado, principalmente se você quer continuar os estudos que tenha começado em um curso para concurso, por exemplo.

Faça um plano de estudos

Para quem quer estudar sozinho, é imprescindível fazer um plano de estudos para se controlar e distribuir melhor o tempo destinado aos estudos.

Liste seus apoios

Antes de começar os estudos, lista o material que vai utilizar  e deixe-os separados a fim de otimizar o seu tempo de estudo.

Cuidado com as distrações

Para quem estuda sozinha, é muito comum a pessoa se distrair e perder o foco e a disciplina nos estudos. Por isso, cuidado com as distrações, desligue celular, desative notificações, desligue a TV. Uma forma bacana de controlar o tempo de estudo é usar cronômetros. A técnica Pomodoro é muito útil para pessoas autodidata.

3 Comments

  1. EVANDRO said:

    QUERO APRENDER A ESTUDAR

    30 de dezembro de 2014
    Reply
  2. LUANA RODRIGUES said:

    GOSTARIA DE APRENDER SOBRE MÉTODOS DE ESTUDO

    28 de Maio de 2015
    Reply
    • Laryssa Caetano said:

      Confira nosso post de hoje!

      16 de junho de 2015
      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *