A importância do coordenador pedagógico

Projetos pedagógicos auxiliam os estudantes na hora do vestibular

Um coordenador pedagógico tem um grande papel na vida escolar dos alunos, sejam eles do ensino fundamental ou médio. Inclusive é ele quem coloca em prática alguns projetos complementares que auxiliam os alunos na hora de prestar vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo.

A escola também ganha com o alto rendimento dos alunos nesses tipos de provas. os bons resultados servem como uma avaliação para as instituições mostrarem que o ensino oferecido supre as expectativas dos estudantes e das famílias.

Tanto nas escolas particulares quanto nas públicas, o coordenador tem uma função importante e um tanto que complexa. Ainda mais se tratando de iniciativas para os alunos pré vestibulando. Cada instituição de ensino tem uma forma, uma diretriz e um projeto político pedagógico específico para nortear a preparação dos estudantes.

Todos sabem que uma escola funciona pelas relações construídas no âmbito.  E que envolvem a relação entre direção e professor, professor com professor, aluno com aluno, professor e aluno, direção e pais. E nessas relações o coordenador pedagógico tem um peso muito grande, pois é ele que media esses vínculos.

Importância do coordenador pedagógico nas atribuições escolares

O coordenador pedagógico oferece aos professores condições para que trabalhem coletivamente as propostas curriculares, entra aqui também os projetos complementares. Toda essa articulação possibilita que o conteúdo seja conciliado de uma forma que dê melhores resultados aos alunos. A comunicação nessa etapa é de extrema importância, principalmente com a comunidade familiar.

Em resumo, o coordenador pedagógico é um formador que oferece melhores condições e viabiliza uma forma que os professores possam trabalhar melhor seus conteúdos interdisciplinares. Sempre proporcionando questionamentos, com uma postura crítica e reflexiva do seu corpo docente e escolar.

Tudo reflete em como os alunos se sairão na prova mais importante da sua vida escolar. E os resultados nos vestibulares refletem também na qualidade dos projetos pedagógicos das escolas. O Enem dispõe um indicador de notas de cada escola de acordo com o resultado dos alunos. Esse indicativo facilita a análise do corpo escolar para saber o que falta e o que é preciso melhorar.

O cargo de um coordenador pedagógico é amplo.  Por isso é preciso manter uma boa relação com os professores, alunos e pais. Saber quais são as demandas da instituição é trabalhar em projetos que agregue novidades e transforme a escola em um ambiente de produção é desenvolvimento.

Sê o primeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *