05 livros de TI que não são sobre tecnologia, mas todo o profissional deveria ler

Nessa lista não entra livros técnicos e específicos de TI, o intuito não é trazer conteúdo técnico para gerenciar o trabalho.  Vamos entrar em um patamar de desenvolvimento humano do profissional de TI, apresentando soluções para o crescimento empreendedor e compassivo que as pessoas dessa área necessita, a intenção é mostrar como uma veia empreendedora pode modificar as estruturas de uma empresa e liderar várias mudanças para facilitar a efetividade do serviço de TI.  Para liderar uma equipe ou gerenciar uma empresa é preciso dominar os conhecimentos técnicos e estratégicos. Para ajudar nessa parte estratégica nos listamos cinco grandes livros que todo o profissional de tecnologia deve ler, mesmo não sendo livros de TI. Confira:

1- 64 Things You Need to Know Now for Then: How to Face the Digital Future without Fear

Ben Hammersley reuniu na sua obra 64 Things You Need to Know Now for Then: How to Face the Digital Future without Fear (64 Coisas que você deve saber: Como enfrentar o futuro digital sem medo) várias reflexões sobre o futuro digital, ele ensina como se portar diante dos impactos da evolução tecnológicas. Meios como política, negócios e sociedade sofrerão interferência direta.  O britânico desenvolve vários assuntos como armazenamento em nuvem, o futuro das mídias tradicionais e web semântica.

2- Steve Jobs de Walter Isaacson

Walter Isaacson reuniu na biografia de Steve Jobs mais de quarenta entrevistas com amigos, familiares e colegas de trabalho.  A narrativa mostra a vida de Jobs e sua busca pela perfeição e qualidade dos produtos criados por ele. Esse livro é inspiração para quem almeja ter uma mente inovadora.

3- A Startup Enxuta – Como Os Empreendedores Atuais Utilizam a Inovação – Eric Ries

A obra de Eric Ries trouxe na sua temática questões de administração e economia, ele conta como estão ocorrendo as mudanças na criação de produtos, e guia reflexões sobre lançamento de marcas e invenções. O livro é indicado para quem busca se desenvolver e inovar na administração. Tudo isso por meio de técnicas para reduzir o desperdício de tempo e potencializar o crescimento da marca.

4- Quem Disse Que os Elefantes Não Dançam? – Louis Gerstner Jr.

Louis Gerstner Jr. Conta a sua história profissional, o executivo que se consagrou depois de recuperar a Big Blue, o administrador conta suas experiências com o negócio e ensina fundamentos para conduzir e executar um trabalho de qualidade, independente da área de atuação.  O narração mostra tomadas de decisão difíceis, e como o profissional deve se portar diante de desafios e crises. Entre as características principais do livro está os três fundamentos que segundo Louis são fundamentais para o crescimento profissional:

  • Manter o foco nos objetivos
  • Executar os trabalhos com qualidade e destreza
  • Trabalhar o lado pessoal, desenvolver uma liderança e transmitir segurança aos associados da empresa. Guia-los é fundamental.

5- “The Back of the Napkin”

O verso do guardanapo (tradução livre) conta como grandes negócios podem começar numa conversa na mesa de um bar ou restaurante. Assim como as soluções podem sair de lá. O autor Dan Roam mostra como funciona o processo criativo, ele traz a mensagem de que não existe hora certa para ter uma grande ideia. O importante é buscar soluções, e considerar tudo que foi inventado, as anotados em guardanapos são totalmente validas.  É uma leitura leve, suas ilustrações são simples, porém o conteúdo do livro é muito importante para o profissional que trabalha com inovação e tecnologia.

Sê o primeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *