Cursos técnicos e para tecnólogos: por onde começar a estudar?

Que o mercado é exigente com quem concorre a uma vaga de emprego com especificações técnicas e de formação, isso não é nenhuma novidade. Por isso a formação do candidato vale tanto, e ela deve ser escolhida de forma criteriosa, tanto com relação à sua universidade quanto ao curso profissional, caso seja essa a opção tomada.

Nem sempre a universidade é o único caminho para um ingresso promissor no mercado de trabalho, e é preciso deixar de lado o conceito de que investir indiscriminadamente em uma faculdade cara lhe trará o emprego dos sonhos.

Na verdade, o curso terá tudo a ver com isso, mas nem sempre ele é um fator decisivo. Muitas áreas optam por fomentar uma educação profissional tecnológica mais abrangente, incluindo também na conta cursos técnicos e para tecnólogos, que muitas vezes possibilitam uma qualificação com conhecimento mais prático, e possuem uma duração menor, por isso mesmo, mais focada.

Várias modalidades

Na hora de escolher em qual instituição estudar, veja também quanto tempo você quer passar cursando aquele tipo de modalidade e em quanto tempo estará pronto para o mercado. Alguns tipos de cursos técnicos (os profissionalizantes) viabilizam essa entrada após 2 anos, e cursos tecnológicos precisam de formações que podem variar entre 2 até 3 anos e meio, dependendo da profissão escolhida.

O diploma obtido após a conclusão de uma graduação tecnológica equivale a qualquer diploma de outros cursos superiores. Você será um tecnólogo formado, poderá prestar concursos públicos que exijam esse tipo de formação e participar de processos seletivos para cursos de pós-graduação stricto sensu, como mestrado e doutorado.

E a vantagem desse tipo de curso (no caso dos dois tipos), é que existem muitos programas e instituições que oferecem a possibilidade de se estudar de graça, como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). E o mais bacana é que são instituições totalmente bem avaliadas tanto pelo mercado quanto pelo MEC (Ministério da Educação. Por isso, pesquise bastante qual tipo de curso se adapta à sua realidade e procure um curso vantajoso para você.

Sê o primeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *