Veterinária x Zootecnia: quais as diferenças?

Apesar das semelhanças entre os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, que igualmente visam o bem-estar e o estudo dos animais, eles são diferentes entre si, trazendo algumas questões para o estudante que está em busca de sua profissão. Por isso, é preciso entender do que se trata cada curso e buscar em si mesmo o perfil profissional para essas profissões.

No curso de veterinária, o estudante poderá fazer diagnósticos de doenças, prescrever medicamentos, realizar cirurgias, aplicar vacinas, opinar na alimentação e nos cuidados dentro do mundo animal. Para atuar nesta área, é preciso ter uma boa comunicação com o público e também amor pelos bichos, mas nem sempre as situações em que profissional terá que lidar serão positivas. Muitas vezes, é preciso dar diagnósticos delicados relacionados à doenças, complicações cirúrgicas e até mesmo morte dos bichinhos.

Os veterinários atuam em clínicas de animais, pet shops, como médicos responsáveis, em indústrias, produção de alimentos e medicamentos, centros de pesquisas, zoológicos e muitos outros locais. Ele também pode atuar no agronegócio, dentro desse espectro de funções.

Já o formado no curso de Zootecnia, apesar de também trabalhar com bem-estar animal, atua com a qualidade da alimentação de origem animal, controle de reprodução, como aprimorar a genética dos animais, em sua maioria e forma comercial. Além disso, ele tem uma atuação mais direta com a carne e os derivados de laticínio que as pessoas consomem, podendo trabalhar em frigoríficos, fazendas e outros locais. O profissional da Zootecnia deve ser paciente, se interessar por disciplinas como química e matemática e estar ligado a uma vida no campo. 

Sê o primeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *