O Direito e suas várias áreas profissionais

Muitos futuros profissionais da área do Direito já têm em mente a carreira que irá seguir, e outros ainda não sabem qual escolha fazer. É comum ficar na dúvida, pois o Direito é um curso que oferece muitas opções profissionais.

Jéssica Souza é recém formada em direito é diz que no início da vida profissional é importante balancear as opções e tomar uma decisão certa para o momento. “Essa fase não é fácil, mas o que me instiga a tomar minhas decisões é saber que eu estou começando a minha própria história como profissional”.

Uma das opções é seguir a Carreira Pública prestar um concurso e ocupar uma vaga no Ministério Público ou na Advocacia Pública. A estabilidade nestes cargos atrai cada vez mais os recém formados.

Advocacia Privada é muito procurada na área do Direito, mas o primeiro passo para esta opção é a conquista da tão famosa carteira da OAB. Assim que adquiri-la vá trabalhar em um escritório de advocacia para adquirir experiência, ou se tiver condições abra o seu próprio escritório.

Outra oportunidade para início de carreira é a Advocacia Correspondente. O profissional dessa área trabalha na área de logística e apoio jurídico. Realiza diligências, audiências, atos processuais simples e atividades administrativas e extrajudiciais. “Essa é uma área que nos dá uma ótima oportunidade para ganhar experiência e aumentar nossos contatos profissionais”, explica Jéssica.

Encontre opções fora do mercado jurídico

Há várias áreas para o bacharel em Direito atuar, e não precisa ser no mercado jurídico. “Existem oportunidades na área privada que precisam do conhecimento jurídico para compor equipes interdisciplinares que fazem consultoria para empresas”, conta Jéssica, que está fazendo uma ampla pesquisa na área.

Existem na área pública concursos para auditor fiscal da Receita Federal, há também como seguir a área acadêmica e ser um estudioso sobre o Direito, ou áreas específicas dele e até ser professor. “A caminhada é longa até nos encontrarmos, mas temos que pesquisar, ir trabalhar e ver em qual área nos identificamos melhor e ingressar nela”, finaliza a bacharel.

photo by: Jornal do Povo
photo by: Jornal do Povo

Juliana Barros

Sê o primeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *